Olá, Papais e Mamães de pets!!!
Vocês tem se atentado ao bafinho do seu fofuxo????
Sei que estamos sempre atentos e qualquer sinal de algo errado faz com que fiquemos preocupados.
Sabe quando o pet boceja ou dá aquela lamnbida e exala um mau odor pela boca?
Sei que muitos já passaram por isso, porém, mais do que desagradável o mau hálito pode significar problemas que precisam ser tratados e que nem sempre tem relação somente com a boca.
Algumas infecções na boca ou até mesmo tártaro também podem ser a causa do mau hálito e na maioria das vezes causados devida a má higiene bucal. Como os animais comem várias vezes ao dia, resíduos vão se acumulando na boca do animal, atraindo bactérias e causando a famosa placa bacteriana, que evolui para o tártaro.
Se não for tratado, o tártaro causa um odor muito desagradável e dependendo do grau precisará de uma raspagem feita por um veterinário para resolver o problema. Por isso, para evitar todo esse desconforto, é importante que o tutor higienize adequadamente a boca do animalzinho de estimação.
A higiene bucal deve ser feita com um produto apropriado para a espécie, além de uma escovinha macia. Não é recomendado utilizar creme dental de uso humano nos animais, pois a composição pode causar alergias e intoxicação.
Oferecer petiscos e brinquedos especiais também podem auxiliar na limpeza dos dentes.
Apesar da falta de higiene ser o principal motivo do bafinho, outras situações podem provocar esse odor desagradável, como problemas estomacais ou infecções, tumores bucais, doenças renais em estágio avançado e diabetes descontrolada.
O mais importante é estar sempre atento e buscar a opinião de um profissional, caso o problema persista.
Comments